Projeto: Aprendendo sobre Atitudes e Valores com Chapeuzinhos Coloridos

Os PCN´s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos” (p.32). E é com base nesta afirmação que se desenvolveu o atual Projeto a ser realizado com as turmas dos quartos anos, a fim de tratar certos valores e atitudes relacionados com o dia-a-dia no âmbito escolar, familiar e também à consciência de mundo que temos como cidadãos atuantes e responsáveis em nossa sociedade. Os assuntos em questão são de suma importância, trazendo aprendizados significativos referentes às escolhas feitas na vida e qual o impacto de nossas ações: animais em extinção, alimentação, dinheiro, solidão, fama, tempo/morte.

Para desenvolver este Projeto, os temas serão trabalhados a partir da leitura do Livro “Chapeuzinhos Coloridos” (José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta). O livro traz seis histórias diferentes, as quais serão lidas durante o ano letivo, abordando importantes temas que fazem parte da realidade da sociedade em geral.

Ao final da leitura do livro, pode ser proposto que os alunos produzam suas próprias “Chapeuzinhos Coloridos”; pedir que cada um escolha um momento importante da vida (feliz ou triste), um sentimento que o defina e uma cor que o represente, criando sua própria história.

Embora seja um Projeto desenvolvido com turmas de quarto ano, pode facilmente ser adaptado para trabalhar com outras faixas etárias. Você pode conferir todas as atividades baixando o documento completo deste Projeto.

Espero que gostem!

Clique no link abaixo para ver o documento completo:

Projeto Atitudes e Valores – Chapeuzinhos Coloridos

Projeto de Autoria de:

Logo

Sinopse do Livro “Chapeuzinhos Coloridos”
E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Com uma mudancinha aqui e outra ali, os autores transformam uma história clássica em vários pontos de vistas, para crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo. Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, que convidam aos leitores a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada à fora.

download