Este Desafio é muito interessante:

EM UM QUARTO HÁ 4 CANTOS. EM CADA CANTO HÁ 1 CACHORRO E 3 CACHORRINHOS. CHEGAM MAIS 4 PESSOAS. QUANTOS PÉS HÁ NO QUARTO?

Quando passei este Desafio, os alunos usaram diferentes estratégias para chegar ao resultado. Poucos foram os que entenderam a “pegadinha” (quando traziam o caderno, eu pedia para explicarem como fizeram para ter certeza de que não copiaram ou ouviram o resultado de alguém). Estipulei um tempo para que terminassem, então permiti a socialização na lousa de diferentes formas de resolução e observamos também os diferentes resultados. Quem errou ficou abismado quando descobriu que a resposta era tão simples.

Este tipo de problema é muito bom para que os alunos leiam com mais cuidado e interpretem o que estão lendo, percebendo quais informações são relevantes para resolver o problema proposto. A turma ficou tão empolgada com o fato de ser um DESAFIO, que pediram para eu passar mais. Pude perceber que depois disso, quando digo que vou passar este tipo de atividade, eles ficam mais atentos quanto a leitura, estratégia e resolução.

 

Resposta: 8 pés (os cachorrinhos não contam, pois não têm pés, têm patas!)