Hoje li no site Fala Cultura uma história muito interessante. Resumidamente, fala sobre um morador de rua que, inspirado pelo livro “A Revolução dos Bichos”, que foi encontrado no lixo, criou uma Biblioteca Itinerante. Tudo começou com um triciclo e alguns livros e o movimento foi aumentando, emprestando livros para muitas pessoas, sendo 60% moradores de rua (clique aqui para ler a história completa).

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Isso me levou à reflexão sobre a importância que damos à leitura. Há escolas que possuem biblioteca e ela não é considerada, sendo  deixada sem cuidados ou mesmo não sendo frequentadas pelos alunos. Há escolas que nem mesmo têm biblioteca. Mesmo assim, vemos neste exemplo que, quando a importância é devidamente dada, há um jeito para tudo! Nossa biblioteca pode ser na própria sala, com livros em uma caixa convidativa e momentos prazerosos de leitura. Tanto a leitura feita pela professora quanto a individual não deve ser um “tapa buraco”; deve ser uma atividade previamente elaborada. Na leitura feita pelo professor, deve-se considerar o que será feito antes, durante e depois, organizando tudo por meio do Plano de Leitura.

Antes da Leitura: leitura antecipada a partir da capa (título, ilustrações, nome do autor e ilustrador), explorando as hipóteses dos alunos quanto ao assunto do livro (as ideias podem ser anotadas).

Durante a Leitura:  podem ser escolhidos pontos estratégicos para uma pausa durante a leitura, afim de instigar a curiosidade quanto aos acontecimentos da história e considerando quais hipóteses vão sendo descartadas.

Após a Leitura: podem ser feitas reflexões a respeito da leitura ou pode-se desenvolver alguma atividade relacionada.

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