Para realizar uma sondagem de escrita, é necessário pedir que a criança escreva uma lista de palavras do mesmo campo semântico, seguindo a seguinte ordem (para auxiliar, clique e veja a SUGESTÃO PARA SONDAGEM):

1º – Uma palavra polissílaba;

2º Uma palavra trissílaba (pode ditar mais de uma palavra trissílaba se quiser);

3º Uma palavra dissílaba;

4º Uma palavra monossílaba;

5º Uma pequena frase contendo uma das palavras da lista.

A sondagem deve ser feita individualmente sob supervisão da professora sem a sua intervenção.Quando for ditar a palavra, a professora deve falar de maneira fluente, sem dividir sonoramente as sílabas e deve ser pedido que após escrever, a criança leia apontando no papel para que seja avaliada sua hipótese de escrita.

 

Hipóteses de escrita

Pré-Silábica – O aluno imita a escrita do adulto fazendo rabiscos ou mesmo colocando diversas letras, sem se preocupar com a quantidade ou o som.

Silábica sem valor sonoro – O aluno coloca uma letra representando cada sílaba da palavra, porém sem atentar-se ao som da letra usada.

Silábica com valor sonoro – O aluno continua colocando uma letra para cada sílaba, porém atribui valor sonoro (dependendo do aluno percebe o som das vogais, das consoantes ou ambos aleatoriamente).

Silábica-Alfabética – O aluno conhece algumas sílabas, por isso forma algumas em suas palavras e em outros momentos coloca apenas uma letra (atribuindo valor sonoro a esta).

Alfabética – O aluno já escreve alfabeticamente, embora cometa erros ortográficos.

Para auxiliar na sondagem, clique no link abaixo e veja algumas sugestões de listas de palavras:

SUGESTÃO PARA SONDAGEM

                                                                         

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Obs.: As sugestões de listas de palavras para sondagem foi divulgada pela Coordenadora da escola onde trabalho!