Estamos no início do ano letivo, uma época de desafios tanto para o professor quanto para os alunos. Época de descobertas, tentativas, novidades. Seguem algumas dicas para ajudar a preparar as primeiras aulas:

  1. No primeiro dia, comece estabelecendo as regras de convivência, sempre envolvendo os alunos durante a escrita para que eles mesmos percebam os motivos que faz determinadas regras necessárias. Enquanto isso, registre em um cartaz para que depois fique exposto na sala. Durante a escrita e as discussões, dê mais atenção ao que os alunos DEVEM fazer para conviver bem, e não no que NÃO DEVEM fazer. Por exemplo, em vez de escrever “Não conversar durante as explicações”, escreva “Conversar nos momentos certos”, e depois discuta com os alunos sobre quais são estes momentos. Não se esqueça que este é o primeiro contato entre vocês e sua postura irá marar a primeira impressão que terão de você. Controle-se e não perca a linha logo no início, pois alguns alunos certamente testarão seus limites;
  2. Depois de estabelecidas as regras, faça uma dinâmica para descontrair e apresentar a turma. Para conferir algumas dicas, clique aqui;
  3. Após a dinâmica, caso sejam alunos ingressantes, leve-os para conhecer a escola e os funcionários;
  4. A sequência da aula pode então continuar normalmente, preparada de acordo com a faixa etária (desenho, leitura deleite, roda de conversa, atividade escrita, ou até mesmo sondagem, seguindo a dinâmica da escola).

Atenção! Leia também Dica para a Primeira Reunião de Pais! Temos outras dicas para reunião; para conferir, clique aqui.

Desejo um excelente ano a todos os professores, que possamos realizar um ótimo trabalho, defender nossos ideias e alcançar bons resultados!

Um abraço!

Professora Maluquinha

Dicas elaboradas por

Logo_small

marca pro maluquinha