Problemas… assista o vídeo “Chico Bento em… Quantos cabritos ficam?”… Assisti esse vídeo em um curso e achei demais!

O problema citado no vídeo é o seguinte:

“Se Dona Marocas tinha 10 cabritos e vendeu quatro, com quantos cabritos ela ficou?”

Esse problema deu mais problema do que o Chico podia imaginar! Um problema simples foi um problemão para ele!

O vídeo é divertido e pode servir como ponto de partida para um discussão interessante e muito importante na sala! Além disso, é uma reflexão para nós, professores, sobre como conduzimos este conteúdo e como consideramos a lógica das crianças ao avaliar. É importante considerarmos em nossas correções não apenas se o resultado está certo ou errado, mas sim qual caminho o aluno percorreu para chegar no resultado, mesmo que este esteja errado. Quando fazemos isso, desviamos o foco do que a criança ainda não sabe para aquilo que ela já aprendeu, podendo assim intervir nas dificuldades observadas em seus “erros”. A correção coletiva sem dúvida é essencial, pois permite a socialização de estratégias utilizadas pelos alunos, mas é importante que sejam feitas avaliações do processo, dando aos alunos a oportunidade de explicarem as lógicas utilizadas no processo de resolução.

Espero que gostem!