Quem planta tâmaras não colhe tâmaras – Texto para Reflexão
Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras não colhe tâmaras!” Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é bastante reduzido.
Porém, o ditado é antigo e sábio. Conta-se que, certa vez, um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto, quando um jovem o abordou perguntando:
” – Por que o senhor perde seu tempo plantando o que não vai colher?”
O senhor olhou nos olhos do jovem e, calmamente, respondeu:
” – Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras.”
Com as sábias palavras do senhor idoso, o que podemos concluir é que não importa se você vai colher os frutos do que plantou, o que importa é o que você vai deixar para as gerações futuras, o que será o seu legado. Portanto, cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que possam servir para todos e para o futuro.
Nossas ações de hoje se refletem no futuro. Se hoje não é tempo de colher, pode muito bem ser tempo de semear… Seja um bom semeador! Plante tâmaras!
– Texto adaptado por Anéria Lima
Ótimo texto para refletir durante a Reunião de Pais (e até mesmo Reunião Pedagógica). Este é o nosso trabalho: plantamos frutos para as próximas gerações. Que possamos ser bons semeadores!
Comente