Receita de Massinha para Modelar

Receita de Massinha – Quem nunca fez? Massinha com certeza nos remete à infância e é uma das brincadeiras que as crianças gostam muito na escola. Além de brincar com massinha ser uma atividade muito importante para o desenvolvimento e a coordenação motora da criança, ela permite muito mais:

  • O conhecimento de diversas formas, movimentos e texturas;
  • Estimula a criatividade, a imaginação e a coordenação motora fina (pode-se oferecer outros materiais para brincar juntamente com a massinha, como palitos de sorvete, tampinhas de garrafa, forminhas, tesoura sem ponta, etc);
  • Permite o trabalho com grandezas e medidas e auxilia na compreensão de noções práticas de multiplicação e divisão até mesmo para os anos iniciais (dobrar a receita, fazer meia receita, medida padrão x medida não-convencional);
  • Possibilita o trabalho com o gênero “Receita” (produção individual, produção coletiva, características do gênero, estrutura textual, leitura) .

Brincar com massinha e explorar as possibilidades que ela oferece não é um trabalho apenas para a Educação Infantil. Fazer a receita em sala com os alunos, independente de idade, é uma atividade significativa e interessante por abrir um leque de oportunidades para o desenvolvimento desde questões motoras até de conhecimentos escolares, sendo esta uma  atividade divertida e rica em aprendizado, muito boa como opção para fazer parte da rotina escolar.

A seguir , confira a receita:

Massinha