Dicas de atividades para alunos autistas

Este ano recebi um aluno em minha sala e foi um grande desafio. Li alguns artigos, dicas na internet e gostaria de registrar aqui basicamente as que mais me ajudaram. Não sou especialista no assunto, tudo o que escrever aqui será baseado em minha experiência durante este ano.

  • Organize a rotina diariamente com seu aluno, de maneira que ele reconheça as atividades a serem desenvolvidas. No meu caso, fiz as plaquinhas com a rotina escrita e a imagem representando cada um destes momentos (dependendo do nível de comunicação do seu aluno, você pode utilizar foto dele mesmo fazendo as atividades como ilustração da rotina). Você pode prender as plaquinhas da rotina em uma lousa imantada ou em uma placa de EVA;
  • Utilize personagens que ele goste para fazer as atividades, isso chama bastante atenção e facilita a interação. Eu imprimi figuras dos personagens que ele gosta e fiz jogo da memória e quebra-cabeça (são tipos de atividade que vi como dicas para fazer). Como ele gosta do Woody (Toy Story), por exemplo, recortava uma imagem dele de corpo inteiro e separava as partes do corpo para ele mesmo montar. Deu muito certo!
  • Faça atividades que desenvolvam a coordenação motora, como brincar com massinha, cobrir pontilhados, brincar de alinhavar, brincar com prendedor de roupa, etc;
  • Meu aluno não conseguia escrever o nome. Primeiramente fazia atividades com a letra inicial (contornar, pintar, identificar, colar bolinhas de papel crepom, colar barbante). Depois que ele começou a identificar a grafia da letra inicial do seu nome, passou a escrever o nome diariamente com letras móveis e depois copiar. Quando começou a montar o nome com autonomia, escrevia o nome e pedia para que ele completasse com as letras que faltavam. Todos os dias eu pedia para ele escrever o nome sozinho e deixava registrado para observarmos a evolução. No início ele não conseguia, com o tempo passou a registrar as letras, porém não na ordem correta, até que ele conseguiu escrever sozinho pela primeira vez! Fiquei muito feliz!
  • Em minhas pesquisas li sobre a importância de estimular a interação e a imaginação; então eu montava cenas e pedia para que ele completasse com alguma imagem. Por exemplo: Colava o Cascão e pedia para ele colar o guarda-chuva na mão do Cascão. Parece uma atividade fácil, mas não é, pois para ele é uma comanda complexa e necessita de uma interação dele com aquela imagem. E assim eu fazia semanalmente: cole a bola nos pés do Cebolinha; Cole e melancia na mão da Magali. Como eram personagens que ele gostava e conhecia muito bem, ao fazer a atividade interagíamos conversando sobre o que estava acontecendo naquela imagem (Por que o Cascão está com um guarda-chuva? O que a Magali gosta de comer? E assim ele ia conversando sobre os desenhos. Isso é muito importante e desenvolve a oralidade);
  • Outro avanço muito grande que pude observar foi na realização de atividades de pintura. No início ele pintava tudo colorido, sem respeitar espaços; fazendo esta atividade com mais frequência, hoje já percebo que ele delimita melhor os espaços e suas respectivas cores (pinta o cabelo e o rosto de cores diferentes, por exemplo);
  • A música ajudou muito também, pois pude observar uma grande interação entre todos os alunos quando cantamos;
  • Brincar com as peças do “Brincando de Engenheiro” (confira em nossa loja clicando aqui) também o ajudou com a coordenação motora fina e o equilíbrio.

Todas essas dicas me ajudaram muito… espero que ajude vocês também!

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